Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Home > Portfólio > Portfolio > O projeto de muros de “terra armada”

O projeto de muros de “terra armada”

Devido à sua alta capacidade de suportar cargas, a Terra Armada é ideal para muros de grande altura, ou que estejam sujeitos a sobrecargas excepcionais. O princípio da tecnologia Terra Armada é a interação entre o aterro selecionado e as armaduras de alta aderência que, corretamente dimensionados, produzem um maciço integrado no qual as armaduras resistem aos esforços internos de tração desenvolvidos no seu interior. Estes maciços armados passam a comportar-se como um corpo “coesivo” monolítico, suportando, além do seu peso próprio, as cargas externas para as quais foram projetados.

  • Características:
    O projeto de um muro de terra armada exige dois tipos de verificações, as relativas ao dimensionamento interno dos diversos elementos componentes da estrutura e as respeitantes ao dimensionamento externo. O dimensionamento interno dos maciços de terra armada deve conduzir à seleção das dimensões das armaduras (secção e comprimento) bem como à definição do afastamento (horizontal e vertical) entre elas. As secções transversais das armaduras devem ser capazes de resistir às trações máximas com um fator de segurança adequado e devem possuir uma margem para atender à corrosão. Por outro lado, a superfície lateral na zona resistente do maciço deve ser tal que as tensões tangenciais necessárias para equilibrar as trações máximas sejam suficientemente inferiores à resistência das interfaces do solo com as armaduras.

Estudos e Projetos:Estudos Geotécnicos e Fundações

Imagens

© 2012 Planservi. Todos os direitos reservados.  Planservi Engenharia Ltda. ● Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1461 ● 18º andar ● conjunto 181 ● Torre Sul ● São Paulo - SP ● CEP 01452-002 ● Tel: 11 3304-1481