Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Home > Notícias > Páginas > Home0410-6162

Linha 15 - BRANCA do Metrô

10/04/2012
A PLANSERVI, líder do Consórcio BÁSICO L15, está a executar Projeto Básico de Arquitetura e de Engenharia Civil, no trecho entre a Estação Vila Formosa (exclusive) e a Estação Aricanduva (inclusive), incluindo a Estação Guilherme Giorgi, da Linha 15 - Branca da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Vila Prudente - Tiquatira) . Do projeto, numa extensão de cerca de 2.700 m, constam, ainda, os Poços de Ventilação e Saída de Emergência Júlio Colaço e João Prioste, o Terminal de Ônibus Aricanduva e o Complexo Rapadura, com a Base de Manutenção, o Estacionamento de Trens, o estacionamento de Viaturas e a vala de partida da tuneladora TBM.
A Linha 15 – BRANCA, com extensão total de cerca de 13 km, tem diretriz predominantemente anelar e início na Estação Vila Prudente (Linha 2 – Verde) e término na Estação Dutra, transpondo o Rio Tietê e estendendo o atendimento da rede metroferroviária até o município de Guarulhos.
Esta nova linha do Metrô promoverá a integração com a Linha 3 – Vermelha na Estação Penha e com a Linha 12 – Safira na Estação Tiquatira, e conexões previstas com  as futuras linhas 6 – Laranja (Estação Anália Franco), 19 – Celeste (na estação Dutra) e 23 – Grafite (na estação Penha de França) e cumprirá a função de conectar várias linhas do sistema de transporte coletivo de alta capacidade, oferecendo amplas opções de viagens por meio das transferências nas estações de integração, ampliando consideravelmente a acessibilidade ao centro expandido da metrópole e contribuindo decisivamente para o equilíbrio da distribuição da demanda nas outras linhas da rede. Estudos de demanda desenvolvidos pelo Metrô indicam as estações Anália Franco e Penha (cerca de 95.000 passageiros / dia) como as mais movimentadas desta linha, seguidas pela Estação Penha de França com cerca de 75.000 passageiros / dia. O Metrô tem como meta iniciar as obras civis da Linha 15 em 2014.

© 2012 Planservi. Todos os direitos reservados.  Planservi Engenharia Ltda. ● Avenida Professor Ascendino Reis, 725 ● São Paulo - SP ● CEP 04027-000 ● Tel: 11 3304-1481